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Title: AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GAMIFICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA PLATAFORMA STUDIARE
Authors: FRIGERI, GREGÓRIO VITTORI
Type: Dissertação
Keywords: Ensino a Distância;Gamificação
Issue Date: 2019
Abstract: Esta pesquisa tem como proposta investigar a percepção da utilização das ferramentas de gamificação pelos discentes da Universidade de Cuiabá, câmpus Beira Rio, dentro da trilha de estudos guiados Desafio Nota Máxima, através da plataforma Studiare, possuindo como objetivos específicos identificar a percepção dos discentes em relação a utilização e entendimento das plataformas de aprendizagem autônoma, conhecer o grau de proximidade e entendimento do aluno com relação ao engajamento no ensino a distância e analisar a percepção do discente sobre a validez do processo de gamificação como agente incentivador para o uso da plataforma. O que instigou este estudo foi o fato de o pesquisador ser formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing. As disciplinas de marketing enxergam na gamificação uma excelente ferramenta para o engajamento do consumidor. A importância deste estudo se encontra no fato de que as novas metodologias ativas, apesar de bem-vindas e necessárias para atuar junto do perfil do novo estudante, nem sempre recebem a atenção necessária para que possa ser implementada de maneira de aceitação otimizada pelo discente. O método utilizado para este estudo foi Estudo de Caso, ancorado em Triviños (2015) e Ventura (2007), entre outros. Os dados para análise foram colhidos das falas dos sujeitos, por meio de um roteiro semiestruturado, com questões abertas, abordando questões relativas às percepções de ensino autônomo e as ferramentas de gamificação presentes nas plataformas de ensino digital. Estiveram envolvidos com a pesquisa treze discentes do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda do câmpus Unic Beira Rio, em Cuiabá, Mato Grosso, sendo que os pesquisados foram de ambos os sexos, oriundos do sétimo e oitavo semestres da segunda etapa de 2018. O requisito para a participação da pesquisa era que os alunos estivessem inseridos na plataforma Studiare para a resolução do Desafio nota Máxima. Os resultados apontam que a plataforma Studiare colabora para a imersão do discente em um mundo de estudos autônomos e guiados de maneira customizada e eficiente para o rendimento tanto estudantil quanto profissional do aluno.
URI: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/24650
Appears in Collections:Dissertações do Mestrado em Ensino

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